Como remover vírus no celular Android

Como remover vírus no celular Android

10/24/2022 12 Por SEO

Você sabia que há vírus no celular Android? Confira como removê-los!

Não é muito comum celulares apresentarem vírus e outros tipos de malwares e é preciso se atentar pois esses dispositivos móveis são muito utilizados para compras e transações bancárias.

Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida de como proceder para verificar e retirar os vírus do celular. Cabe salientar que o celular pode ser infectado de várias formas, ao baixar um aplicativo ou clicar em um link enviado por mensagens. 

Pensando nisso, vamos te ajudar com um tutorial bem simples. Continue a leitura!

Patrocinado

Publicidade - OTZAds

Quais os tipos de vírus mais comuns de celular?

Veja a seguir os tipos mais comuns de vírus:

Trojan

É um dos tipos mais conhecidos, pois pode se passar por um aplicativo normal ou ficar escondido em um aplicativo que você instalou.

Geralmente acontece quando se baixa fora da loja oficial do seu smartphone. Esse tipo de vírus realiza ações simples como enviar uma mensagem ou até mesmo roubar seus dados bancários e ter controle total do seu aparelho.

Publicidade - OTZAds

Spyware

O spyware também é bem comum e pode agir de forma silenciosa. Em geral costuma vir em aplicativos e jogos, de forma escondida para roubar as suas informações e dados.

Phishing

O phishing é uma forma de fazer as pessoas clicarem em links maliciosos para que assim baixem um malware ou passe uma informação pessoal.

Em geral, isso acontece quando uma pessoa, mal intencionada, envia um falso site ou um serviço muito conhecido por e-mail, ou por meio de um aplicativo.

Como saber se meu celular está com vírus?

Veja como detectar se há vírus no seu celular:

  • Aplicativos abrem e fecham sozinhos
  • Há um envio de mensagens que não foram escritas por você
  • Anúncios aparecendo do nada na tela do seu celular
  • Abas do navegador do seu celular estão abrindo sozinhas
  • Celular muito mais lento
  • Bateria do celular descarregando muito rápido com alto consumo de bateria
  • Superaquecimento, em muitos casos pode ser contaminação por malware.

Enfim, qualquer comportamento estranho e repentino pode significar que seu celular pode apresentar vírus. Se esse for o caso, está na gora de tirar o vírus do seu celular.

Como remover vírus do celular?

O vírus ou malware pode se manifestar de várias formas, inclusive como problemas técnicos no aparelho.

Os prejuízos são os mais variados, que vão desde roubo de arquivos a roubo de senhas, onde há pessoas por trás que passam a controlar de forma remota o seu aparelho e realizar diversas tarefas.

Veja também:

Futebol ao vivo-Melhores canais de transmissão de jogos

Canais que vão transmitir a copa do mundo no catar 2022

Onde assistir os melhores filmes lançamentos 2022

Remova apps não utilizados

Como mencionado acima, a maioria dos malwares para Android advém de aplicativos maliciosos. Mesmo que o sistema do Google remova do Play Store esses aplicativos, eles costumam ser baixados várias vezes antes disso acontecer.

Então, para remover o vírus muitas vezes é só remover o aplicativo infectado ou apenas escanear o aparelho, utilizando um antivírus direto no celular ou conectando no seu computador.

Remova o vírus através do modo de Segurança

Uma outra forma de limpar os aplicativos é através do modo de segurança. O modo seguro no Android evita que apps sejam executados, sendo uma ótima ferramenta para identificar o responsável pelo comportamento estranho do seu dispositivo móvel.

Então para acessar o modo de segurança, pressione o botão desligar e mantenha-o pressionado. Depois é só selecionar a opção de “Reiniciar em modo seguro” ou caso não apareça essa opção, verifique como entrar no Modo seguro do seu smartphone.

Se feito de forma correta, a palavra “Modo de segurança” aparecerá na parte inferior da tela do seu celular.

Agora é só selecionar a aba gerenciar aplicativos ou notificações e busque por aplicativos suspeitos, aqueles que você não lembra de ter baixado, ou que não deveria estar em execução no seu dispositivo móvel e depois é só desinstalar o aplicativo mal-intencionado.

Reinicie o celular e verifique o comportamento do seu smartphone.

Apague o cache e os downloads

Alguns vírus para Android se escondem no navegador. Então se você está vendo muitos anúncios do tipo pop-up ou sendo direcionado para sites diferentes do original, é horas de limpar o Chrome e remover o malware.

Abra as configurações e toque em Apps e localize o Chrome. Selecione a aba “Armazenamento e cache” e toque em limpar cachê para apagá-lo e depois em limpar armazenamento.

Depois toque em apagar todos os dados e confirme a opção na janela pop-up. Limpe o Android. Se não funcionar há três opções que você pode fazer:

  • Redefina o sistema do seu smartphone
  • Redefina com a opção “redefinição de fábrica, e opte por apagar todos os dados
  • Restaure seu telefone

Mantenha seu dispositivo Android protegido

Se você optar por instalar um antivírus, como por exemplo: Avast, AVG, entre outros, é só selecionar a opção de varreduras, onde o programa irá buscar por qualquer conteúdo que seja malicioso, e assim ao final do processo é só remover as ameaças.

Depois é só testar as funcionalidades do celular para verificar se o problema foi resolvido.

Como evitar vírus no celular?

Agora que você já conhece sobre os tipos de vírus e como removê-lo, veja como você pode evitá-lo:

  • Evite instalar aplicativos que não venha das lojas de aplicativos como o Google play Store
  • Não abra sites desconhecidos que não seja confiáveis
  • Não abra arquivos desconhecidos
  • Use aplicativos com certificação de segurança da loja oficial do seu smartphone
  • Não clique em links suspeitos recebidos em redes sociais
  • Não dê permissões para aplicativos estranhos.
anti-vírus

Conclusão

Enfim, o vírus não só prejudica os computadores, como também os smartphones, desde o roubo de arquivos até o roubo de dados pessoais como senhas importantes de bancos e cartões de crédito, trazendo inúmeros prejuízos.

O ideal é evitar que o conteúdo malicioso entre no seu dispositivo móvel, não acessando sites confiáveis, ou aplicativos fora da loja de aplicativos do smartphone.

No entanto, se o seu telefone anda apresentando alguns comportamentos diferentes do comum, é fundamental realizar os quatro métodos disponíveis nesse post.

E aí, você gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais!

Patrocinado